8 Pontos explicativos sobre o sábado.

A guarda do sábado é um mandamento dado ao povo de Israel, um sinal entre Deus e seu povo (Êx 31.13); primeiramente o motivo para o guardar era porque Deus havia descansado no sétimo dia e o santificado (Ex 20.10,11); mas esse motivo mudou depois que Israel pecou com o Bezerro de ouro, e passou a ser para que o povo lembrasse que Deus o havia tirado do Egito. (Dt 5.14,15)

  1. Na guarda do sábado os Israelitas não poderiam fazer nenhum tipo de trabalho, quem fizesse tinha que morrer (Êx 35.2); não era permitido nem acender fogo em casa (Êx 35.2). Certa ocasião um homem foi pegado colhendo lenha no dia de sábado e morreu apedrejado pelo povo. (Nm 15.32-36).
  2. Israel não foi fiel em cumprir tudo que Deus tinha ordenado para eles, não guardaram seus mandamentos, nem os sábados (Ez 20.16); adoraram outros deuses por isso foram levados para cativeiro por outras nações.
  3. Quando Jesus chegou, ele veio sob a lei e como Judeu. Ele realizava curas e milagres no sábado e isso foi um dos motivos que fizeram os judeus odiarem Jesus (Mt 12.2; Lc 6.6-11). Mas Jesus como Deus é Senhor do sábado e superior a ele (Mt 12.8), mostrou que o sábado era um preceito cerimonial (Mt 12.1-8), algo que foi instituído para o bem do homem (Mc 2.27; Lc 13.15,16).
  4. No novo testamento havia cristãos que guardavam o sábado porque eram judeus e mantinham sua tradição, e apenas por isso. Os gentios (pessoas não judias) não são obrigados a guardar o sábado (At 15.19). Não há nenhum mandamento no Novo testamento para igreja dizendo que precisamos e devemos guardar o sábado.
  5. Paulo diz que quem guarda algum dia faz isso para Deus e por isso não peca, assim como aquele que não guarda nenhum dia também faz para Deus e não peca: “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. Romanos 14:5,6” Por isso não devemos julgar quem guarda ou não o sábado: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,” Colossenses 2:16
  6. Porém, assim como Deus descansou no sétimo dia (Gn 2.1,2), é importante tirarmos um dia específico para descansarmos e passarmos o dia em meditação e em leitura da Palavra. Por tradição, a igreja escolheu o domingo como esse dia, isso porque Cristo ressuscitou no domingo e se reuniu com os discípulos aos domingos após sua ressurreição. Além disso, no livro de apocalipse Jesus aparece para João no Dia do Senhor (que traduzido significa domingo).
  7. Isso significa que o domingo é um dia sagrado e devemos guardá-lo? Não, todos os dias são do Senhor (Rm 14.5,6), como já dito, nos reunimos no domingo por tradição, apenas devemos tirar um dia para descasar, pois isso é para o nosso bem.
  8. O Sábado simbolizava o descanso que Deus providenciaria para o seu povo; era uma figura que apontava para o descanso em Cristo, assim como todos os sacrifícios de animais, templos, e festas do Antigo Testamento simbolizavam Jesus e suas obras (Cl 2.17,18). Sim Jesus é o nosso sábado, nele temos descanso, e nele aguardamos o nosso descanso eterno na gloria! Assim como a terra prometida era o descanso terreno para o povo de Israel, Cristo é nosso descanso eterno! “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” Hebreus 4:9-11

Observação sobre os Adventistas: Baseado no texto acima, podemos concluir que o problema dos Adventistas não é a guarda do sábado em si, mas sim o que isso significa para eles, pois para os adventistas:

A guarda do sábado é um selo de salvação, aqueles que não o fazem estão perdidos.

Além disso, existem outros problemas nas doutrinas Adventistas, como sua escatologia (doutrina das últimas coisas), o “Juízo investigativo” etc.

Kauê Monteiro.

Fonte imagem: Aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s